2 Reis 5
Segundo a Bíblia Naamã era um homem bem sucedido e respeitado, pois por intermédio dele a síria tinha ganhado várias guerras. Naamã era temido, admirado, respeitado até pelo próprio Rei. Era um guerreiro valente e honrado, mas o que Naamã não esperava ser derrotado por uma enfermidade, só que a enfermidade que o acometeu não era fácil de ser curada. O grande chefe do exército da Síria não esperava que seu corpo estivesse sendo consumido pela Lepra. Foi ai que seu mundo desabou, seus sonhos estavam se desfazendo, sua família estava temendo, pois eles sabiam do resultado que aquela enfermidade iria trazer sobre Naamã e sobre sua reputação. Ser acometido por lepra significava humilhação, sofrimento, rejeição e abandono. Naamã sabia que não iria adiantar as vitórias que ele tinha conseguido, sabia também que o seu respeito, sua honra, suas glorias iriam todas por água abaixo, e que não passaria um verme isolado e abandonado pelo seu próprio povo que outrora lhe honrava por sua bravura e por suas vitórias.
Foi nesse momento que Naamã se abateu e desesperou, pois ele sabia a gravidade de seu caso, sabia que o dinheiro não iria resolver, pois em sua época ter lepra era assinar a sentença de morte, a não ser que Deus fizesse um grande milagre em sua vida.
Foi nesse momento que surgiu uma personagem na história de Naamã. Uma jovem que a Bíblia não menciona o seu nome, mas a chama de “escrava”. Foi ela que falou a Naamã que lá em Samaria tinha um profeta que poderia curá-lo de sua doença. Naamã não pensou duas vezes, logo mandou carta pedindo permissão ao Rei para se dirigir a tal Cidade. Ele sabia que diante dele estava à única oportunidade de não perder sua integridade diante de seu povo. Só que Naamã era soberbo, orgulhoso e queria ser tratado como “um grande homem”, mas o que ele não esperava é que do outro lado estava um Profeta por nome Eliseu. Quando Naamã chegou a casa dele, Eliseu manda o seu criado levar um recado: Olha o profeta manda você mergulhar no Jordão sete vezes, só assim sua pele será restaurada como outrora. Naamã ouvindo isso se indignou e questionou tais palavras, pois por ser um grande capitão pensava que seu status iria valer alguma coisa diante de um profeta. Na realidade Naamã queria um tratamento diferente, mas Eliseu não estava muito preocupado com tais coisas não. O profeta deixou claro com poucas palavras (se quiseres ser curado tem que ser assim). Nesse momento um dos seus criados pediu para Naamã pensar se isso seria algo de mais. Depois de algum tempo Naamã resolveu mergulhar e obedecer à voz de Deus através do profeta, e depois de sete mergulhos a pele de Naamã voltou a ser limpa como antes.
Resumo tudo isso dizendo:
O pecado (lepra) é a única doença que pode destruir a integridade de qualquer homem. Uma vez acometido por ele, o homem passa a ser desonrado, isolado, abandonado por todos. O pecado (lepra) não escolhe classe social, tamanho, cultura, etnia nem peso, ele simplesmente destrói tudo por onde passa. Nem dinheiro, nem médicos, nem políticos irão resolver tal causa. Mas da mesma forma que aquela “escrava” anunciou a Naamã a solução, hoje eu também te apresento o remédio para tal enfermidade. O nome dele não é Eliseu, nem Elias, mas JESUS CRISTO. Uma vez tocado por Ele, todas as enfermidades batem em retirada, foi ele que curou uma mulher que há doze anos sofria de uma hemorragia, foi ele que curou um aleijado que a trinta e oito anos estava a sofrer, foi ele que ressuscitou seu amigo Lázaro depois de quatro dias de morto.
O que eu devo fazer? Você deve está perguntando. Vá a encontro dEle, e entregue sua vida a Ele, pois ele é o único que pode purificar seu pecado (lepra). Só um aviso, Ele não vai querer saber de sua posição, nem de seu patamar, nem de suas finanças, se quiseres receber o milagre tem que fazer o que ele mandar.
Que Deus nos abençoe!
ValSantos